sexta-feira, 2 de março de 2012

Tudo o que você sempre quis saber sobre indierock mas tinha medo de pergunta

r
                                              De onde surgiu o indie rock?

O termo indie rock(ou rock independente)  começou a ser usado para caracterizar as bandas por lançarem álbuns através de pequenas gravadoras, independente da cena musical em vigor. Apesar disso, o termo “indie” começou ser associado com o estilo de rock alternativo. No Reino Unido começou ao som de bandas como Joy Division e The Smiths, que estavam fazendo o oposto ás bandas dos anos 70 como Ramones e Sex Pistols, mostrando uma nova era, o pós-punk.  Já nos Estados Unidos as bandas representantes da  gênese do indie rock, faziam um som com guitarras distorcidas e muito barulho, nascendo o noise rock com Sonic Youth e Dinosaur Jr.
              

                                  A cara do indie rock nos anos 90.

Tais bandas de noise rock, influenciaram ainda a década dos anos 90 nos Estados Unidos, pelos os solos de guitarras com o som distorcido, que seriam as bandas de grunge como Nirvana e Pearl Jam explodiram para o público geral, alcançando sucesso comercial. Enquanto nos Estados Unidos o auge dos anos 90 foi o grunge, no Reino Unido vivia-se algo completamente diferente.  Já que nos Estados Unidos o grunge, que é essencialmente uma mistura de punk com metal, estava em alta, na Inglaterra, usavam o noise de uma forma diferente, bandas como  My Bloody Valentine, usavam camadas de guitarras distorcidas e efeitos de pedais e vocais sussurrados e quase inaudíveis.  E que tão rapidamente quanto o interesse nesse gênero surgiu ele dissipou-se.  A mídia começou a dar mais lugar pro britpop, o qual pode ser visto como o estilo musical que faz uma mistura de todo o som já produzido na Inglaterra, de Beatles, pelo o Sex Pistols e até chegar em Stone Roses, os anos 90 pelo o mundo inteiro foi embalado por músicas como Wonderwall do Oasis ou Girls & Boys do Blur, as duas mais referências por esse estilo, o próprio Blur no começo de sua carreira também teve influências de shoegaze que você pode reparar em seu primeiro disco.  E ao longo dos anos 90 que o indie rock foi se popularizando e alcançando as grandes massas, mudando completamente o seu significado original. Deixou de ser "independente", pois seu sucesso chamava a atenção das grandes gravadoras, que passaram a investir no que estava dando certo, e o indie rock passou a ter a sua identidade formada através do seu estilo musical.
                                               
                                  Como terminou a febre do grunge nos Estados Unidos?


No que os Estados Unidos e o Reino Unido viviam em subgêneros diferentes do indie rock através destes anos, a partir dos anos 2000, os dois passam a andar de mãos dadas. Com a morte do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain que sempre apresentou uma atitude auto-destrutiva e as letras melodramáticas, o vocalista já era famoso por abusar das drogas, como por exemplo a heroína, não só ele, assim como sua esposa Courtney Love, integrante da banda Hole, uma banda grunge formada por garotas, até hoje não se sabe ao certo como aconteceu a morte de Kurt, se foi suicidou ou se foi sua mulher quem o matou. A vida de Kurt ganhou biografia “Mais Pesado que o Céu” por Cross, Charles R e até mesmo virou cinema por Gus Van Sant em “Últimos Dias”, uma película que demonstra como poderia ter sido os últimos dias de vida de Kurt. Desde sua morte o rock nos Estados Unidos ficou destruturado , apesar das vendas do Nirvana terem atingido o seu auge como nunca, o grunge não era mais a febre no país.
            

           


                                                      O indie rock nos anos atuais
E o mesmo vinha acontecendo pelo o Reino Unido, a febre do britpop havia passado. Uma novo gênero estava para nascer no indie rock, mais unificada entre as regiões e passando a seguir um padrão uniformizado, nos anos 2000 temos o surgimento do The Strokes, em Nova York, a banda fortemente influenciada pelo o The Velvet Underground, banda americana dos anos 60, produzida pelo o artista de Art Pop, Andy Warhol. Os Strokes trouxeram a inovação que os ouvidos pediam, deixando para trás as guitarras distorcidas, o som barulhento, por solos mais trabalhados, letras sobre bebidas, seu primeiro disco Is This It influenciou toda uma geração dos anos 2000, trazendo até mesmo problemas aos Estados Unidos, pois sua música New York City Cops(Policiais de Nova York) falava o quanto a policia deles era de certa forma incompetente e logo depois teve o ataque de 11 de setembro, a música foi retirada do disco e substituída. Mas então foram abertas as portas para a nova cena do indie rock, não só americano ou britânico, mas mundialmente.
                        

Figura 3 - O quinteto americano, The Strokes, o rock americano ainda continua com a aparência suja, mas só que mais arrumada, os roqueiros dessa vez trocaram os pijamas por ternos. O quinteto conta também com o baterista Fabrizio Moretti que é brasileiro, a banda estve recentemente no Brasil para o festival Planeta Terra. ( Fonte: last.fm)

                                            As grandes conquistas do indie rock.
O indie rock alcançou o mundo, The Strokes ajudou muitas bandas a serem lançadas, uma delas Arcade Fire do Canadá, conhecida por  ser a representante  do estilo pop barroco, que seria a inclusão de uma orquestra dentro da música. Arcade Fire é a banda de maior destaque atualmente dentro do indie rock, em 2010 lançaram o seu terceiro disco, titulado como “The Suburbs”, o disco premiado pelo o Grammy deste ano, sendo a primeira banda indie a ganhar um prêmio de tão alta importância, ainda acima de artistas como Lady Gaga e Eminem, esse foi um dos maiores passos da integração e reconhecimento que o este gênero poderia receber.  O disco inspirou artistas como o diretor de cinema Spike Jonze que produziu um curta-metragem baseado na história do álbum, chamado de “The Scenes from the Suburbs”, sem titulo em português.

                                                      Também tem pop!
Assim como o mundo do pop tem suas musas Lady Gaga e Britney Spears, e aqui  também não se é diferente pois tem o subgênero indie pop, com bandas e vocalistas solos mostrando um ritmo mais leve da música e dançantes, os vocais são suaves e na maioria das vezes femininos. Esse som pode ser encontrado como bandas famosas como Belle And Sebastian, Camera Obscura, vocalistas solos, Regina Spektor que é reconhecida pela música "Fidelity" tocada na novela "A Favorita" da Globo, Lily Allen com o seu hit "Smile" e a mais nova integrante do grupo Florence and The Machine que se apresentará pela a primeira vez no Brasil em janeiro.



                                                   O  indie no Brasil.

E falando em Brasil, como chegou o indie rock no Brasil? Já sabemos que o indie rock teve o seu sucesso reconhecido pelo o mundo inteiro e dentro do nosso país também.  O nosso indie rock tem a cara do samba com a mpb. No final dos anos 90, com o lançamento do primeiro disco da banda carioca Los Hermanos, podemos dizer que é a de maior sucesso em nosso país, estourando com a famosa “Anna Júlia”. Influenciando desde então artistas como a Tulipa Ruiz, Tiê, Moptop e Apanhador Só.  Não podemos deixar de esquecer as bandas nacionais que foram influenciadas com o som do indie rock britânico, como Cansei de Ser Sexy que teve seu sucesso mais reconhecido a fora do que aqui dentro. A própria vocalista do CSS é casada com um músico britânico que pertence ao grupo Klaxons. Então podemos perceber que o indie no Brasil segue duas vertentes diferentes, uma que te faz dançar e com letras em inglês, com bandas como: Holger, Copacabana Club, Cansei de ser Sexy, The Name, Garotas Suecas, Boss in Drama. E a outra que te faz refletir com suas letras que seria a “neo-mpb”.  

9 comentários:

Faltou mencionar Arctic Monkeys, rs. Mas o texto ficou muito bom e claro.

Faltou mencionar o pai do underground brazuca: O grande Falcão!! HAUAHUHEHUAHUHSHAUHSA.

PQP! Que matéria ruim '-'
Grunge é uma mistura de Metal com Punk? Nirvana e Pearl Jam INDIE?

Você quis dizer que INDIE é algo independente? Porque, fala sério. NIRVANA e PEARL JAM independentes? =/

Qualé?! JOY DIVISION? Faz isso com o Joy Division não, colega. =(

"...ainda acima de artistas como Lady Gaga e Eminem"

Amigão, eu não sou fã de Lady Gaga e Eminem, porém nenhuma banda do seu suposto "INDIE" ganhou prêmio acima de Eminem.

Eminem tem uma coleçãozinha de Grammy e também já levou um Oscar. '-'

Muito bom? A quantia de besteira falaram nesse post é impossível de se descrever.
Citando "No Reino Unido começou ao som de bandas como Joy Division e The Smiths, que estavam fazendo o oposto ás bandas dos anos 70", Joy Division? O que Joy Division tem o que a ver com indie? >Nada<. Começou explicando do post-punk, não do indie. Tudo bem que uma tem raiz na outra, mas isso não foi explicado.
Indie não é "rock independente".
Acima de Eminem? Eles ganharam uma premiação, isto não quer dizer que estão acima. Eminem tem coleções de Grammys e até um Oscar.
Revisa um pouco essa matéria ai, ficou com uma qualidade bem baixa.

Olá! Estou seguindo você e conforme politicas adotadas, seguirei somente aqueles que me seguirem também!!!
Espero você no meu blog!!!
http://conversandosobredepression.blogspot.com

Nossa achei nada a ver o vcs disseram,o Indie nao pode ser melhor que a lady gaga e eminem,mas esta quase la,por que a cada vez eles vao crescendo mais ainda,e um dia vao ser reconhecidos pra valer!concordo qye i pearl e o nirvana nao sao indies,mas antes eles comecaram assim,independentes e tal,depois que viraram rock!Mas de falar que o texto esta ruim???ELE ESTA OTIMO!eu adimito que nunca ia conseguir fazer ou copiar de varios lugares e formar este texto

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook More