quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você é moderno? A gente te leva ao futuro da música. A gente te leva ao Sónar. (e o Youtube também)



Nos dias 11 e 12 de maio desembarca em no Anhembi em São Paulo um dos maiores festivais do mundo e, assumidamente, um dos meus preferidos do país nesse ano. Como traz em seu próprio nome, o Sónar é um festival de Música Avançada e New Media Art. É o futuro da música e da arte, é o que elas se tornaram, como se tornaram e pra onde elas devem caminhar daqui pra frente. Tendências, o moderno, o contemporâneo, tudo numa grande exposição para apreciação, sem se esquecer é claro, do passado que nos guiou até aqui.

E as atrações do line-up não mentem quanto à filosofia e porte do festival: Justice, Mogwai, Cee-lo Green, Chromeo, Cut Chemist, James Blake, Skream!, Little Dragon, Austra, Emicida, Criolo, Gui Boratto e a cereja do bolo, pra mim, o Kraftwerk, simplesmente uma das bandas mais importantes de todos os tempos, que foi escalado aos 45ª do segundo tempo, numa substituição magnífica à islandesa Bjork e traz ao país seu show 3D que eles levaram o MoMA em Nova York por oito noites consecutivas (todas esgotadas). Eu já vi o Kraftwerk ao vivo em 2009, quando eles abriram os shows do Radiohead por aqui e acredite, você não vai querer perder isso.

Kraftwerk no MoMA em NY

Se você mora longe e não tem como viajar até São Paulo pra curtir o festival, acalme-se, porque o Youtube vai transmitir tudo aqui e  na página +AoViVo do Google +.


Agora, se você mora em São Paulo, mas tá sem grana pra comprar o seu ingresso, a gente te dá um forcinha. Basta responder nos comentários, deixando seu twitter, a seguinte pergunta: "Por que o Kraftwerk é uma das bandas mais importantes da história da música?". A resposta mais criativa  ganha ingresso pro dia 11 do festival pra acompanhar tudo de perto. O vencedor será divulgado amanhã, 10 de maio, à noite.

Todas as informações sobre preços e pontos de venda de ingressos  podem ser conferidas nesse no site oficial do evento.

16 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

"Por que o Kraftwerk é uma das bandas mais importantes da história da música?"
Simples,Foram os verdadeiros percursores do Techno, do uso da bateria eletrônica, são robot, vivem em um computer world e ainda possuem um computer love,já tocaram nas radios stars e são verdadeiros sex obeject, enfim, são bons o suficiente para escutarem a voice of energy.
@BrandonPizano

Porque quando os robôs ficarem super inteligentes e dominarem o mundo, os humanos vão poder colocar "The Robots" pra tocar e falar: "Olha aí, a gente sempre valorizou vocês."

@llleafaR

Kraftwerk é uma das principais bandas de eletrônico do mundo, pois era vanguarda em questão de tecnologia e usavam de sintetizadores, samplers, computadores, entre outros aparatos eletrônicos, antes de muitas bandas daquele tempo.
Algumas pessoas consideram o Kraftwerk uma banda de Krautrock, pelo fato deles serem alemãs e terem começado na era em que a música experimental "eletrônica" era chamada de Krautrock, mas em questão musical, eles podem ser considerados como uma das primeiras bandas de eletrônico, que logo inspirariam outras bandas.
E não podemos deixar de lado a relação com os robos que foi inovador principalmente na performance ao vivo da banda, que fizeram com que eles se destacassem mais ainda e que tornassem eles mais originais.

twitter/diohnny
@diohnny

O Kraftwerk é o pai da música eletrônica e todas suas vertentes, que se estendem além do seu próprio gênero. Sua influência afeta desde o Justice, passando pelo Tiesto, pelo David Guetta e chegando até mesmo nas batidas superficiais porém eletrônicas do Justin Bieber. Se Daft Punk são os reis-robôs, o Kraftwerk é o Deus que criou tudo isso.

twitter.com/guirossal
@guirossal

Antes do Kraftwerk surgir, a música eletrônica era basicamente experimental, seja com os experimentos de Luigi Rossolo com o noise nos anos 20, seja com John Cage, Karlheinz Stockhausen ou La Monte Young a partir dos 40, sempre atrelados principalmente ao minimalismo e ao drone. O Kraftwerk, que surgiu como mais uma das bandas da cena do 'krautrock' alemão, contemporâneo de grandes nomes como Can e Neu!, pode não ter sido o primeiro grupo a utilizar esses experimentos em um contexto pop/rock, visto que o Silver Apples já tinha feito o mesmo nos anos 60, mas foi definitivamente o grupo precurssor da música eletrônica mainstream que se conhece hoje em dia. A partir de Autobahn, o Kraftwerk teve 5 álbuns em 7 anos que definiram os rumos da música eletrônica no contexto pop, criando a música eletrônica dançante, não apenas experimental, tanto com longas composições como a própria Autobahn, um marco do progressivo eletrônico, como composições futuristas e até com o padrão verso-refrão, como The Model, um dos maiores sucessos do grupo. Após esse período áureo do Krafwerk, não coincidentemente, o movimento New Wave surgiu, além do Synth Pop, Techno e House, ainda nos anos 80 e do Trance nos anos 90, dos quais surgiram todos os outros estilos mais recentes, como Garage, Dubstep, entre outros. Em resumo, o Krafwerk foi o responsável por transformar experimentos longos, as vezes tediosos, em algo para se tocar nas pistas de dança.

twitter: @filipeodap

Pelo seguinte:

Kapellmeister significa Maestro em alemão.
Raramente um maestro não sabe o que faz.
Agora, imagina um maestro que inventou a música que ele mesmo
Faz e toca, a muito tempo atrás. E que hoje essa música
Toca no mundo inteiro e é um dos maiores gêneros around the
World.
Então, não da nem pra imaginar, né? Por isso que eu digo
Rapidamente, sem pensar:
Kraftwerk é divino, genial e imperdível!

@likalynn
twitter.com/likalynn

Weil ohne Der Kraftwerk, gäbe es keine Musik in der Elektronik sein, nur elektronische.

(Porque sem o Kraftwerk, não haveria música na eletrônica, só eletrônica.)

@carlosparrella

Este comentário foi removido pelo autor.

Kraftwerk está para o techno assim como Ramones está para o punk. Simples.

@flagalhaes

Kraftwerk é uma das bandas mais importantes da história, pois carrega em si o requinte do passado junto da modernidade do futuro, e a cada batida faz ver que o old nunca sai de moda.

@Killjooy_bru

Kraftwerk é tão importante e influente, que se não existisse, com certeza, a maioria das atrações desse festival não estaria nem aqui.

Este comentário foi removido pelo autor.

Mesmo se ignorasse a história dos mesmo, a influencia que os mesmos tem para a musica, o modo como mesmo sem querer todo mundo já ouviu alguma canção dos mesmos e até o fato deste grupo ser um verdadeiro happening atemporal, ainda teríamos nos primeiros acordes de "the model" aquela mesma certeza de estar presente de algo historicamente importante, tal qual encontrar um marco exato de uma revolução.

@therafka

Porque a banda é A MODELO no que faz. Suas batidas nos levam em uma sensação indescritível, como se estivéssemos em um LABORATÓRIO ESPACIAL. Os caras nem parecem pessoas, e sim OS ROBÔS, tamanha sua perfeição de criação. Não tenho dinheiro, porém já estaria completa se visse, em meio a LUZES NEON, toda essa USINA DE ENERGIA que vai ser gerada com esse show sensacional que vem por aí!

@kekadacoragem

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook More